Crediário eficiente para sua farmácia! confira as dicas

Primeiramente; em época de inconstância da economia no Brasil. Existe uma cobrança de juros altos nos bancos, alta taxa de pessoas desempregadas e oscilações no governo. É necessário que a farmácia tenha estratégias para superar a queda nas vendas. Aparentemente duvidoso, mas o crediário próprio pode ser uma opção para adotar na sua loja.

Afinal, vender a prazo nos tempos de hoje acaba não sendo uma questão de escolha para o empresário. Vender a prazo se tornou uma necessidade. Ou seja, sobrevivência do negócio.

Todavia, você já deve ter percebido uma demanda dos clientes em busca de melhores condições nas compras parceladas. Outros buscam dividir somente no cartão de crédito. O que  não é a melhor estratégia para suprir essa necessidade.

Apesar de o cartão de crédito ser uma opção mais utilizada pela população. O crediário ainda é utilizado por uma parcela significativa do consumidor brasileiro. Um estudo realizado em 2018 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). E pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) observaram que três em cada dez consumidores (27%). Utilizam o crediário para fazer algum tipo de compra, seja por meio dos cartões da loja ou dos populares carnês e boletos. O levantamento também revela que as mulheres são as que mais recorrem a este tipo de modalidade (31%), além das classes C,D e E (27%).

Como se sabe, através desses dados se consegue perceber o potencial do crediário próprio para adquirir novos clientes. E também aumentar o faturamento da sua farmácia. Os clientes querem é uma opção mais fácil e acessível de realizar suas compras parceladas. Do mesmo modo, com condições mais flexíveis e pagar menos juros.

Nessa matéria vamos te apresentar algumas dicas para ter um crediário eficiente na sua loja.

senhor de idade no balcão da farmácia recebendo intruções de farmacêutica que está segurando um frasco de remédio

Análise de Crédito

Você não pode é vender no crediário para qualquer cliente. É necessário que tenha uma ferramenta de análise de crédito. Isso irá te proporcionar segurança para seu negócio.

Atualmente existem órgãos de proteção ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) e SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Através dessas empresas é possível fazer consultas do CPF do seu cliente. Esses, apresentam indicadores sobre a movimentação financeira da pessoa e suas dívidas. Isso acontece através de cruzamento de dados com a Receita Federal e instituições bancárias. Dessa maneira a farmácia tem como avaliar se esse cliente é um bom pagador.

Assim, fica fácil avaliar os riscos de inadimplência e a probabilidade de o consumidor manter o compromisso financeiro. Essa prática proporciona mais segurança na hora de abrir crediário e fazer vendas para pagamento parcelado.

Outro cuidado que deve ter é realizar a consulta de crédito com frequência. Com isso, a condição de bom/mau pagador pode sofrer alteração ao passar do tempo. Mas é importante fazer essa consulta sempre com cautela e discrição. Deve-se evitar criar conflitos com o cliente, ou você poderá perder a fidelização que já conquistou.

Realize um cadastro completo e eficiente dos seus clientes

Por outro lado, é necessário manter o cadastro de clientes com todas as informações dos consumidores. Bem como um histórico de compras e pagamentos. Afinal, esta é uma ótima maneira de conhecer bem o perfil do consumidor. E por fim, monitorar aqueles que possuem um comportamento inconstante.

Para isso, a tecnologia é uma ferramenta valiosa na hora da reestruturação financeira da loja. Um software de gestão automatizado auxilia você. Como exemplo a registrar e arquivar os dados dos clientes. Por meio das informações obtidas, também é possível se planejar melhor. Desse modo, o cliente que atrasa o pagamento como consequência poderá ter seu limite de crédito reduzido.

Além disso que, esse cadastro deve ser como uma espécie de ficha do cliente, semelhante a um prontuário. No qual deve ser registrado o nome completo, endereços da moradia, trabalho. Também de alguma pessoa próxima do cliente; CPF, RG, nome do conjugue, nome da mãe, dependentes se tiver. Além de número de telefone, e-mail, etc. Quanto mais informação conseguir registrar melhor. Isso tudo para dificultar as fraudes de estelionatários. Todavia, esses dados são úteis no futuro em caso de inadimplências e/ou algum processo judicial.

Diante disso, é interessante que no próprio software de gestão da farmácia, seja possível criar no cadastro do cliente avisos do status. Exemplo: Risco Moderado, Risco Elevado, Sem Riscos. No qual o risco elevado é quando o cliente está com nome registrado em muitas dívidas. Nesse caso no próprio sistema quando o cliente chegar nesse status pode desabilitar a venda a prazo no cadastro do mesmo.

Adote uma prática de cobranças contínua

Afinal, é necessário manter um colaborador responsável pelas cobranças de crediário. Portanto, seja mensal ou semanal, de forma contínua. Essa prática diminui as chances de a farmácia ter muitos clientes com inadimplências. Entretanto isso não vai garantir que não tenha pagamentos em falta. Quando você escolhe trabalhar com crediário, corre o risco de ter uma parte de inadimplência. Isso é comum, mais o que não é aceitável é isso prejudicar o faturamento e crescimento da sua farmácia.

Além disso, uma opção interessante que existe no mercado são os serviços de cobrança terceirizados. Contudo, mesmo que isso gere um custo para sua farmácia pode ser uma alternativa para não ter estresse com os devedores. Se optar por fazer as cobranças utilizando sua equipe. Dessa forma, exija organização e constância. Importante também ser cauteloso com essa prática. Existem leis e regulamentações que protegem o consumidor, e descrevem como deve ser feita essa cobrança para o cliente devedor.

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